Programas


WIN – Caminhos para a Diversificação Econômica

A Acita criou em 2012 o WIN – Workshop Itabirano de Negócios, com o objetivo de fortalecer os segmentos econômicos, sociais e culturais de Itabira. O evento conta com parceiros fortes que propiciam a dinamização dos negócios gerados no município. A feira de negócios de Itabira surge como uma importante ferramenta para alavancar a tão falada diversificação econômica no município, que tem como principal fonte de renda o extrativismo mineral, além de buscar o desenvolvimento sustentável de toda a região.

O WIN é direcionado para ser uma plataforma que da maior visibilidade às empresas participantes e promove a inovação de produtos e serviços nos mais variados segmentos empresariais. A feira de negócios visa também aproximar os potenciais compradores e fornecedores ao criar um espaço propício à comercialização de produtos e serviços. Durante os dias do evento, várias empresas conseguem efetivar vendas importantes e novas transações são prospectadas para futuros relacionamentos comerciais.



Além da geração de negócios, o WIN ainda proporciona um ambiente favorável à realização de palestras, debates e informação. Durante os dias do evento os participantes contam com a apresentação de palestras técnicas e motivacionais, salas para rodadas de negócio, oficinas, consultorias e orientações técnicas, além de um espaço gourmet para a interação entre os presentes, onde acontecem shows e apresentações culturais. A realização da feira é sem dúvida, um grande portal para fomentar o mercado e o desenvolvimento social e econômico.

O WIN pode ser considerado a maior feira de negócios de Itabira e região. Por meio do evento é possível destacar a troca de conhecimento e ferramentas, como forma de incentivar a geração de empregos, busca de parcerias e atração de novos investimentos.  O intercâmbio entre executivos e formadores de opinião, empreendedores e investidores, também acontece durante o evento.  Este ambiente de troca de conhecimento traz soluções de negócios sustentáveis para a sociedade e promove o desenvolvimento econômico para os participantes.

O WIN é a união de esforços em uma direção segura rumo à diversificação econômica porque traz em seu cerne a perspectiva de criar um ecossistema empreendedor que estabeleça um ambiente seguro para desenvolver as ações próprias à diversificação. O WIN assume o compromisso de trabalhar a disseminação de conceitos práticos sobre competitividade, cooperação, produtividade, dialogismo, cientificidade, tecnologias e desenvolvimento sustentável.

A partir da quarta edição do WIN, em 2016, a feira de negócios apresentou uma nova proposta com quatro pavilhões divididos em Fortalecimento das empresas locais, Tecnologia, Indústria Criativa e Agronegócios.

Pavilhão de empresas locais: Fortalecer as empresas de Itabira e região e, ao mesmo tempo, proporcionar maior integração entre os empreendedores na consolidação do ambiente de negócios, este pavilhão apresenta empresas de pequeno, médio e grande porte dos segmentos da indústria, serviços e comércio

Pavilhão Tecnologia: este pavilhão destaca as novas tecnologias, especialmente as desenvolvidas pelos universitários da Unifei Campus Itabira. Tem o objetivo de mostrar o grande potencial tecnológico da cidade nas áreas social, ambiental e do conhecimento. Fato que se traduz na popularização da ciência e da tecnologia atrelada a ação de extensão, ensino e pesquisa produzida pela Unifei, Funcesi e UFOP e evidenciada na vitrine WIN. Conta com a participação de empresas incubadas e Startups.

Pavilhão Indústria Criativa: Apresenta a Indústria Criativa como oportunidade de empreendedorismo, este pavilhão fomenta o turismo, as artes, a gastronomia e a cultura como ativos econômicos. É uma oportunidade de evidenciar o potencial de gerar riquezas através por meio de turismo ecológico, religioso e literário e o fortalecimento dos agentes criativos, o que possibilitará maior qualidade nos produtos e na regulamentação dos empregos gerados nesta área.

Pavilhão Agronegócios: Conta com a participação ativa de vários atores da cadeia produtiva do agronegócio de Itabira e região, além de diversos expositores que mostraram o potencial socioeconômico de atividades como: apicultura, agricultura, pecuária leiteira, criação de cavalos, produção de cachaça e produtos processado.

Nas edições de 2012, 2013, 2014, 2016. 2017 e 2018 foram gerados mais de 20 milhões de negócios, com cerca de 40 mil visitantes, 346 expositores e diversas atividades de cursos, palestras, rodadas de negócios e apresentações culturais. Alcançou abrangência de 15 municípios da região. Todas as edições da feira de negócios WIN mantiveram os objetivos, metas e estratégias, com a introdução de novos conceitos de inovação e sincronicidade na busca de um melhor resultado para os envolvidos.

O WIN é um evento que já nasceu forte com números e perspectivas de geração de negócios que impressionam. Na primeira edição a feira recebeu 18 mil visitantes, 79 expositores dos segmentos da indústria, comércio e prestadores de serviço, e foram gerados mais de R$ 2 milhões em negócios. A feira empresarial abrange além de Itabira e região, cidades das regiões centro-sul, circuito do ouro, vale do aço e região metropolitana de Belo Horizonte. São visitantes e empresários dos mais variados segmentos que buscam no WIN uma oportunidade de geração de negócios.

Em 2014 uma novidade chamou a atenção dos participantes, o WIN Network. Uma ferramenta de marketing dinâmico realizada em outros grandes centros do país com o objetivo de estreitar o relacionamento entre as empresas potenciais, fomentar negócios e fortalecer os setores envolvidos no evento. O WIN Network foi apresentado para os expositores da feira e proporcionou uma tarde de relacionamentos e início de negócios promissores.

A busca por novos parceiros e por aprimorar cada vez mais o WIN, faz com que a cada ano a feira de negócios seja mais promissora e rentável para os participantes.

A partir de 2017 o WIN se tornou um programa permanentemente vocacionado para a diversificação econômica, com parcerias de diversas entidades ligadas ao empreendedorismo e propiciando o desenvolvimento e aplicação de tecnologias nas dimensões sociais, econômicas, ambientais para consolidar Itabira e região como um território mais competitivo e atraente para a tão almejada diversificação econômica.

Foram realizadas em 2017 e 2018, durante o ano diversas ações promovidas pelo Programa WIN e com a parceria WIN, como: startap, cursos e seminários, voltados para os quatro caminhos apontados para a diversificação econômica, tecnologia, fortalecimento das empresas locais, indústria criativa e agronegócio.

 

Link AgroWIN

Associe-se agora mesmo

Clique aqui e faça agora mesmo o pré-cadastro da sua empresa e contribua para o desenvolvimento social e econômico de Itabira.

Últimas notícias


Card image cap
Violência contra a mulher é tema de bate-papo na Acita
Card image cap
O maior investidor anjo do país estará em Itabira
Card image cap
Primeiro Talk Show com Mulheres Empreendedoras lota auditório da Acita

Contato


Seg. a Sexta de 6h às 18h

E-mail

acita@acitaitabira.com.br

Telefone

(31) 3831-2025

Todos os direitos reservados. ACITA 2019. Desenvolvido por