Notícias


Regularização da agroindústria de banana é uma das metas alcançadas pelo Agrowin

09/06/2020 às 10:21:41 - Produtores rurais da região apoiam a iniciativa

                    

Construção de espaço para produção de banana chips na zona rural de itabira - Palmital

 

O programa Agrowin, iniciado em 2017 com a finalidade de fomentar ações para o desenvolvimento do agronegócio em Itabira, também procura incentivar a produção local e auxiliar na comercialização de produtos, garantindo assim mais produtividade e renda para o trabalhador rural da região. Uma das metas estabelecidas pelo programa, a regularização das agroindústrias de banana chips, está mostrando um resultado favorável. Muitos produtores, com a orientação da Emater e da Vigilância Sanitária Municipal estão conquistando grandes benefícios.

Os produtores são acompanhados por técnicos da EMATER e da Vigilância Sanitária que orientam quanto a estrutura da produção, boas práticas de fabricação, embalagem, transporte, rotulagem e comercialização.  Algumas agroindústrias estão alterando a estrutura física e rotulagem, enquanto outras estão em fase de construção para se adequarem à legislação.

As agroindústrias de posse do alvará sanitário têm muitos benefícios como a comercialização em todo território nacional, além de agregarem valor à banana produzida. Os produtores locais melhoram a renda de suas famílias e incentivam o comércio em nossa região.           

O produtor Felipe Jabour, da Comunidade Palmital, zona rural de Itabira, garante que após a regularização na produção da banana a comercialização do produto foi mais eficaz. "Sem dúvida, o cadastro na VISA pra mim melhorou demais porque o que eu tenho hoje (de vendas) no supermercado, eles só estão pegando porque eu fiz o cadastro. Se eu não tivesse o cadastro eles não estariam 'pegando' na minha mão, ou seja, com a crise da pandemia acho que eu até tinha fechado as portas porque eu não ia poder entregar pra ninguém”, relata Felipe.

Felipe diz que as vendas de banana chips para supermercados da região é o que está segurando a produção. Segundo o produtor as empresas estão começando a exigir o cadastro para comprar um produto regularizado.

O Plano Agrowin é desenvolvido em parceria com as seguintes entidades:  Associação comercial, industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira (ACITA), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais – (EMATER-MG), Sindicato Rural de Itabira, Prefeitura Municipal de Itabira representada pelas Secretarias Municipais de Agricultura e Abastecimento, Desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo e Secretária de Saúde (Vigilância Sanitária) e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Itabira (CMDRS).

 

                  

Espaço adequado às exigências da vigilância sanitária - Serra dos Linhares

 

 

 

Associe-se agora mesmo

Clique aqui e faça agora mesmo o pré-cadastro da sua empresa e contribua para o desenvolvimento social e econômico de Itabira.

Últimas notícias


Card image cap
Live com tema: “Como aumentar suas vendas utilizando ferramentas digitais” marca o lançamento do Catálogo Digital da Acita
Card image cap
Agrowin desenvolve projeto de facilitação de crédito para produtores rurais
Card image cap
Reunião extraordinária na Acita conta com a presença do pré-candidato à Prefeitura Marco Antônio Lage

Contato


Seg. a Sexta de 6h às 18h

E-mail

acita@acitaitabira.com.br

Telefone

(31) 3831-2025

Todos os direitos reservados. ACITA 2019. Desenvolvido por