Programas


Circuito do Sabor

O Circuito do Sabor é um festival gastronômico que investe, qualifica e aprimora o empreendedorismo da economia criativa de Itabira. É uma realização da Acita, que teve início em 2005. O objetivo do evento é promover os estabelecimentos de alimentação, garantindo a diversificação da economia local e trabalha para induzir a melhoria dos produtos e serviços dos bares, restaurantes, lanchonetes e pizzarias participantes.

A busca pela valorização da cultura local é também uma meta do Circuito do Sabor. O evento busca despertar no empresário a valorização do investimento em melhorias contínuas no seu negócio.

Com o Circuito do Sabor a Acita  favorece a diversificação da economia de Itabira. A intenção é fomentar um importante segmento empresarial, possibilitando maior geração de renda e empregos na cidade. É um instrumento de promoção e estímulo aos empresários do ramo de alimentação, tem cunho sociocultural e traz maior visibilidade para o comércio.

Por meio da criação de pratos típicos da culinária da região, o evento busca evidenciar valores como a culinária mineira, a cultura local e o desenvolvimento da atividade comercial. A otimização do processo de capacitação dos participantes do evento é feita por meio de avaliações individuais, o que promove um feedback imediato em referência a percepção dos clientes e consumidores.

A cada ano é escolhido um ingrediente obrigatório e um tema para o Circuito do Sabor. A intenção é incentivar a criatividade na elaboração dos pratos, bem como tornar imparcial a escolha do vencedor. O estabelecimento que melhor combinar o ingrediente com sabor e criatividade é o vencedor do evento.

Veja alguns exemplos das edições anteriores:

No ano de 2011 o tema foi a “Cozinha Tropeira” em homenagem aos tropeiros que movimentaram o comércio da nossa região..

Aipim e pimenta biquinho foram o destaque como ingredientes principais em 2012. O tema foi “Aipim com Pimenta a mistura que esquenta!!!”. Esses ingredientes foram escolhidos por serem produzidos na região.

Na 8ª edição, em 2013, a combinação dos ingredientes provolone e ervas finas garantiu o sucesso do Circuito do Sabor.

A banana foi o ingrediente de destaque no Circuito do Sabor de 2014. A apresentação do ingrediente principal aconteceu durante um encontro na Acita, onde o chef de cozinha Jucenir Ribeiro mostrou em palestra como a fruta poderia ser usada em pratos diferenciados e com criatividade.

Em 2015 uma inovação conquistou os participantes. Sem ingrediente definido, os estabelecimentos precisaram ficar atentos ao tema: “Cozinha Gourmet – Criatividade e Simplicidade”, para elaborar os pratos que participaram do festival.

A “Paiada”, festa de encerramento do Circuito do Sabor foi inserida no projeto a partir de 2011. O evento é uma forma de confraternização entre a comunidade e empresários.  Durante a festa a população tem a oportunidade de degustar os pratos participantes além de assistir a shows de qualidade e apresentações culturais. A intenção é que o encontro seja um momento de interação e parceria. Os nomes dos grandes vencedores do ano também são divulgados durante a Paiada.

O encerramento acontece em clima de descontração e entretenimento, onde todos os participantes podem desfrutar de momentos que reúnem em um só lugar gastronomia de qualidade e grandes atrações.

Festival gastronômico procura fomentar o comércio no ramo de alimentação e promover a cadeia produtiva do turismo por meio da valorização da gastronomia local. O evento acontece ininterruptamente desde 2005.

Associe-se agora mesmo

Clique aqui e faça agora mesmo o pré-cadastro da sua empresa e contribua para o desenvolvimento social e econômico de Itabira.

Últimas notícias


Card image cap
Violência contra a mulher é tema de bate-papo na Acita
Card image cap
O maior investidor anjo do país estará em Itabira
Card image cap
Primeiro Talk Show com Mulheres Empreendedoras lota auditório da Acita

Contato


Seg. a Sexta de 6h às 18h

E-mail

acita@acitaitabira.com.br

Telefone

(31) 3831-2025

Todos os direitos reservados. ACITA 2019. Desenvolvido por