Programas


Projeto Itabira – UNIFEI – Parque Científico Tecnológico

No dia 30 de junho de 2015 a Acita, por meio do Fórum, apresentou para as entidades e para a sociedade itabirana a proposta para implantação do PROJETO ITABIRA-UNIFEI-PARQUE CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO como uma iniciativa com maior potencial para promover a diversificação, expansão e desenvolvimento econômico do município.

O Projeto do Parque Científico e Tecnológico é parte da implantação do Campus da Unifei em Itabira e representa o grande diferencial da universidade, que tem na essência a proposta de ser uma universidade de base tecnológica. A concepção deste projeto foi inspirada em cidades de várias partes o mundo, como a cidade de Bochum, na Alemanha. A cidade mineradora se transformou em cidade geradora de conhecimento com gestão altamente sustentável, após a implantação de um parque tecnológico.

Diante da importância desse projeto e do que ele representa para cidade de Itabira, é imprescindível que se definam pessoas e ações para dar continuidade a essa iniciativa. Por isso, formou-se um Comitê de Líderes para acompanhar as ações, propor ideias e buscar a viabilização dessa proposta. Esse Grupo é composto pela Prefeitura, Câmara Municipal, Vale, Unifei (Universidade Federal de Itajubá – Campus Itabira) e toda a sociedade  representada no Fórum Permanente de Desenvolvimento Sustentabilidade e Inovação de Itabira.

A criação desse Comitê está formalizada na Carta de Emancipação Econômica de Itabira, que foi assinada pelo Prefeito Damon Lázaro de Sena; pelo Presidente da Acita, Marco Aurélio Garcia Matos; pelo Diretor da Unifei, Dair Oliveira; pelo Gerente Geral de Operação das minas da Vale, Fernando Carneiro; pelo Presidente da Câmara de Vereadores, Solimar José da Silva; pelo Coordenador do Fórum, José Antônio Reis Lopes; e pelos representantes das entidades organizadas que participam do Fórum. As atividades do Comitê de Líderes iniciaram em julho de 2015 e várias articulações estão em andamento, como busca de financiamento, contato com grandes empresas e parceria com o poder público estadual.

O Fórum está cumprindo a sua missão de promover o desenvolvimento sustentável de Itabira e buscar a emancipação econômica do município.



Entidades participantes do Fórum

Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Itabira (CREA), Rotary Clube Estrada Real, Rotary Clube Itabira Cauê, Loja Maçônica União e Paz, Loja Maçônica Estrela do Vale, Acita, Escola Municipal Virgílio Gazire, Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (SindUte), Funcesi, Escola Municipal Cornélio Pena, Diocese de Itabira, Lions Club de Itabira, Unifei, Escola Municipal Américo Giannetti, União dos Clubes Recreativos de Esportes Amadores (Ucrea), Sindicato Rural, Interassociação dos Amigos de Bairros de Itabira, Senac, Up Consultoria, Apae Itabira, Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD),  OAB Itabira, PMMG, Presídio Itabira, Sindicato Rural, Associação dos Músicos de Itabira (Amita), Grupo 4º Plano de Cultura, Sociedade Fraterna, GRS Itabira, Associação Médica, Associação Municipal Assistencial Itabirana (Amai), Banco do Brasil, Conselho Tutelar, Fundação Itabirana Difusora de Ensino (Fide), Rotaract, Associação de Proteção a Infância Nosso Lar, Conselho da Juventude, Interact, Lar de Ozanan, Sociedade Orquidófila, Associação de Proteção a Maternidade e a Infância de Itabira (APMII), Clube de Mães, Observatório Jovem, Associação Recreativa dos Ferroviários de Itabira (Arfita), Emater, Inovatec, CDL Itabira, Escola de Formação Gerencial (EFG), Associação dos Engenheiros Arquitetos Agrônomos de Itabira (ASSEAG), Hospital Carlos Chagas, Senai, ONG Sociedade Ambiental Viva (SAVI), Pastoral da Saúde, Pastoral Carcerária, TRC Sustentável, Ativa, E.M. Cel José Batista, E.M Batistina Pereira, E.M Nico Andrade, E.M. Marina Bragança, EEMZA, Associação Ocupacional e Assistencial dos Deficientes de Itabira (Aoadi), Delegacia de Polícia Civil.

Associe-se agora mesmo

Clique aqui e faça agora mesmo o pré-cadastro da sua empresa e contribua para o desenvolvimento social e econômico de Itabira.

Últimas notícias


Card image cap
Violência contra a mulher é tema de bate-papo na Acita
Card image cap
O maior investidor anjo do país estará em Itabira
Card image cap
Primeiro Talk Show com Mulheres Empreendedoras lota auditório da Acita

Contato


Seg. a Sexta de 6h às 18h

E-mail

acita@acitaitabira.com.br

Telefone

(31) 3831-2025

Todos os direitos reservados. ACITA 2019. Desenvolvido por