Notícias


Governo anuncia novas medidas para o plano Minas Consciente

28/01/2021 às 14:18:11 -

Foi aprovado pelo governo de Minas nesta quarta-feira (27) a fase três do Plano Minas Consciente. O plano é elaborado pelo Comitê Extraordinário da Covid 19 para garantir a retomada segura da economia no estado durante a pandemia. Com a nova fase é previsto o funcionamento de todas as atividades, independente da onda, inclusive na onda vermelha, a mais restritiva do programa, mas com algumas restrições para garantir a segurança à população.

De acordo com o Secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, o objetivo da mudança no plano não é promover a flexibilização das atividades econômicas, mas sim regulamentar o funcionamento e intensificar o controle por parte dos órgãos públicos.

Com a nova fase do plano, eventos poderão ocorrer com 30 pessoas nas cidades que estão na onda vermelha, 100 pessoas na onda amarela e 250 na onda verde. Será possível também, mesmo na onda vermelha, a abertura de comércio, atrativos culturais e atividades esportivas. Hotéis também poderão funcionar com até 50% de sua capacidade. Antes, na onda vermelha apenas serviços essenciais estavam autorizados a funcionar. 

Nas ondas vermelha e amarela, o protocolo é mais restritivo, envolvendo o controle de fluxo na entrada dos estabelecimentos, o limite de uma pessoa por atendente no comércio não essencial, a proibição de autoatendimento para reduzir o contágio dentro dos estabelecimentos, a medição de temperatura na entrada e o estímulo aos agendamentos.

A fase três do plano também traz a restrição de algumas atividades que correspondem aos serviços essenciais, como padarias, bancos, farmácias e supermercados. Na fase anterior, na onda vermelha o distanciamento linear exigido era de 2 metros, agora passa para 3 metros.  Em relação à metragem quadrada, é importante lembrar que se temos um supermercado de 1.000 metros quadrados, no máximo 100 pessoas podem estar ali

Os protocolos adotados vão variar conforme a onda, mas também irá permitir que atividades que estão há muito tempo sem funcionar, possam retornar, preservando postos de trabalho.

As mudanças no Minas Consciente devem ser publicadas no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (28) e começam a valer a partir de sábado (30).

 

Associe-se agora mesmo

Clique aqui e faça agora mesmo o pré-cadastro da sua empresa e contribua para o desenvolvimento social e econômico de Itabira.

Últimas notícias


Card image cap
Programa Brasil Mais prevê acompanhamento contínuo para Micro e Empresas de Pequeno Porte
Card image cap
Novo Decreto Publicado pela Prefeitura de Itabira traz medidas mais restritivas que o protocolo atualizado do Minas Consciente
Card image cap
Governo anuncia novas medidas para o plano Minas Consciente

Contato


Seg. a Sexta de 6h às 18h

E-mail

acita@acitaitabira.com.br

Telefone

(31) 3831-2025

Todos os direitos reservados. ACITA 2019. Desenvolvido por