Programas


Fórum permanente de desenvolvimento, sustentabilidade e inovação de Itabira

A Acita em parceria com entidades representativas do município, promove desde 2012, o Fórum Permanente de Desenvolvimento, Sustentabilidade e Inovação de Itabira. O principal objetivo do Fórum é buscar um ambiente favorável à proposição, discussão, análise e implantação de medidas que venham colaborar para o desenvolvimento sustentável de Itabira e região. O Fórum contribui para difundir a cultura empreendedora na geração de novos negócios e desperta na sociedade organizada a vontade de assumir o papel indutor na promoção do desenvolvimento. Para que o Fórum ganhe proporções e desenvolva o seu papel é essencial a participação de toda comunidade.

O Fórum tem grande representatividade socioeconômica e busca sempre a união de forças. Para iniciar as atividades foram convidadas 150 entidades participativas de Itabira. Das entidades visitadas, 72 aderiram à proposta de buscar uma cidade mais desenvolvida e sustentável.


A primeira fase do Fórum é caracterizada pela elaboração do projeto e mobilização da sociedade. O planejamento estratégico, preparado pela Acita, busca uma maior interação entre as entidades, com a perspectiva de que a sociedade concentre esforços na participação colaborativa e no envolvimento comunitário, buscando o desenvolvimento e a diversificação econômica.

A segunda fase, que teve início em outubro de 2013, foi marcada pela elaboração do Diagnóstico Municipal para o Desenvolvimento Sustentável - uma leitura da realidade local. O Diagnóstico é uma ferramenta que possibilita a elaboração de estratégias e planos para superar problemas, aprimorar uma área específica e, principalmente, construir um projeto no município de acordo com o desejo da comunidade, obedecendo as prioridades de ações integradas.

Para a elaboração do diagnóstico foram definidos 6 segmentos: Desenvolvimento Econômico, Educação, Saúde, Defesa Social e Segurança Pública, Meio Ambiente, Cultura, Esporte e Lazer. Foram eleitas 2 prioridades por segmento para serem trabalhadas pelo Fórum. O Diagnóstico foi apresentado para as entidades organizadas e para representantes do Governo Municipal.

A terceira etapa do Fórum começou em novembro de 2014 e foi marcada pela participação do poder público municipal. A prefeitura teve a oportunidade de apresentar a comunidade o trabalho desenvolvido em cada secretaria e os projetos e ações que ainda serão realizados. Os Secretários Municipais, que representam os segmentos destacados no Diagnóstico participaram do seminário a convite do Fórum e apresentaram informações sobre políticas públicas implantadas ou em andamento e que apresentam uma convergência com as 12 prioridades eleitas estabelecidas pelo Diagnóstico.

O trabalho foi desenvolvido em seis seminários, promovidos e organizados pelo Fórum. A presença efetiva do poder público municipal garantiu uma melhor interação da comunidade com os representantes da Prefeitura Municipal. O Prefeito Damon Lázaro de Sena participou ativamente dos seminários e ressaltou a importância do Fórum na contribuição pela busca de uma Itabira mais desenvolvida e sustentável.

Durante os seminários, foram criados grupos de trabalho que tiveram a coordenação de um consultor contratado pela Acita. Os grupos elaboraram planos de ação para cada uma das 12 prioridades eleitas de acordo com cada segmento. Os representantes das entidades, integrantes dos grupos de trabalho, participaram de reuniões mensais, realizadas até maio de 2015.

Em novembro de 2015 o Fórum realizou um seminário para apresentação dos Planos de Ação onde todos os grupos puderam conhecer o trabalho final e a criação do Plano de Metas, que consolida as atividades desenvolvidas pelos Grupos de Trabalho (GT’s). A Assembleia alinhou as estratégias para a tramitação da Emenda à Lei Orgânica Municipal que estabelece a obrigatoriedade de Itabira ter um Plano de Metas definitivo.

Entrega do Plano de Metas

Em uma cerimônia realizada na Acita no dia 30 de março a Prefeitura de Itabira entregou à Câmara Municipal o Plano de Metas elaborado pelas 72 entidades que compõem o Fórum Permanente de Desenvolvimento, Sustentabilidade e Inovação de Itabira. O evento foi um marco histórico na trajetória da cidade em busca do desenvolvimento sustentável.

Participaram da cerimônia diretores da Acita, autoridades, entidades representativas do município, imprensa e convidados.

O Plano de Metas é um documento contendo 133 propostas sugeridas pelo Fórum e representa uma grande conquista para assegurar um instrumento legal em busca da promoção da diversificação econômica do município. Essas ações prioritárias devem ser incorporadas ao plano de governo atual e do próximo.

O conteúdo do Plano de Metas tem o poder de mudar a história de Itabira, fazendo a cidade mais sustentável e desenvolvida economicamente.

O coordenador do Fórum, José Antônio Reis Lopes, durante a cerimônia destacou a importância deste momento que Itabira está vivendo, onde a comunidade tem a oportunidade de participar ativamente do destino do município.

Após ser estabelecido por lei o Plano de Metas representa uma importante ferramenta da sociedade civil organizada que assegura a participação da comunidade na administração pública em Itabira. De acordo com Eugênio Müller, Presidente da Acita, essas ações vão se tornar uma política pública permanente.

O Legislativo agora terá que realizar uma audiência pública para apresentar o Plano de Metas a toda comunidade.

A proposta do Fórum foi cumprida. As ações eleitas como prioritárias pela sociedade se transformaram em lei e todos os prefeitos que assumirem cargos no futuro terão que assumir o compromisso de cumprir com as prioridades eleitas pela sociedade.

O Fórum trabalha continuamente para alavancar a economia, construir uma cidade desenvolvida e sustentável, buscando a diversificação econômica do município.

Associe-se agora mesmo

Clique aqui e faça agora mesmo o pré-cadastro da sua empresa e contribua para o desenvolvimento social e econômico de Itabira.

Últimas notícias


Card image cap
Violência contra a mulher é tema de bate-papo na Acita
Card image cap
O maior investidor anjo do país estará em Itabira
Card image cap
Primeiro Talk Show com Mulheres Empreendedoras lota auditório da Acita

Contato


Seg. a Sexta de 6h às 18h

E-mail

acita@acitaitabira.com.br

Telefone

(31) 3831-2025

Todos os direitos reservados. ACITA 2019. Desenvolvido por