Programas


Histórico da EFG - Escola de Formação Gerencial/ Sebrae - Itabira

Em 6 de fevereiro de 1995 foi inaugurada em Itabira a Escola de Formação Gerencial, EFG, que tem como mantenedora a Acita.  A criação da Escola coincide com o momento em que a cidade busca a expansão da economia por meio de uma política de diversificação industrial e reavaliação econômica. Para alcançar esse objetivo a Acita buscou a instalação da escola na cidade e envolveu a comunidade por meio das lideranças educacionais, políticas, religiosas e econômicas.

Consciente de seu papel de fomentadora do desenvolvimento econômico-social de Itabira, a Acita entende que a competitividade regional e as perspectivas de desenvolvimento de um município ou de uma região ficam condicionadas à capacidade conjunta de administração pública e privadas, criando um ambiente de coesão, motivação e equidade social de eficiência produtiva.

Nesse contexto, o esforço da Acita se direcionou a conquistar a concessão da EFG, uma escola de ensino médio, com habilitação de Técnico em Administração. O modelo proposto pelo Sebrae apresenta tecnologia educacional das academias de comércio da Áustria, adaptada às necessidades nacionais de qualificar empreendedores e gerentes para as micro e pequenas empresas. 

A EFG Itabira preocupa-se em preparar cidadãos empreendedores competentes, sujeitos críticos, possuidores de valores éticos e políticos, comprometidos com a reconstrução da sociedade. Essa escola assume um papel especial na formação de pessoas, criando um espaço de convivência democrática, onde se respeitam as diferenças e são privilegiadas as ações coletivas com objetivos humanos e sociais. 

O curso oferecido pela EFG é o ensino médio concomitante com o Curso Técnico em Administração. No período de três anos, o aluno faz dois cursos, recebendo o Certificado de Conclusão do Ensino Médio e o Diploma de Técnico em Administração. O curso visa à formação de jovens profissionais, que estarão aptos a empreender a própria vida, seja em organizações ou desenvolvendo seu próprio negócio. 

Alguns projetos institucionais desenvolvidos pela escola fazem a diferença na metodologia de ensino. São eles:

Projeto Tutoria
O Projeto Tutoria apresenta ao aluno do 1º ano o mundo empresarial para que, através de suas próprias observações, possa construir os conceitos básicos da administração e do empreendedorismo. Por esse projeto, o aluno tem a oportunidade de aliar o conhecimento teórico à prática. 
O projeto é constituído de encontros programados entre alunos e empresários, entrevistas, visitas técnicas, palestras, excursões, relatórios e atividades interdisciplinares que conduzem a uma reflexão sobre a vida empresarial.

Empresa Simulada
A Empresa Simulada é uma metodologia de princípios muito simples: são empresas que trabalham em um mercado virtual, que devem sobreviver e dar lucro. O projeto visa à preparação do aluno para desafios da administração de micro e pequenas empresas. Todos os procedimentos da empresa são realizados de acordo com as rotinas de uma empresa real.

O objetivo do projeto é melhorar as habilidades dos alunos e sua competência profissional integrada e as qualificações, principalmente aquelas ligadas a comportamentos e a tomada de decisões.

O projeto necessita de parcerias com empresas reais. Assim, elas conseguem experiências verdadeiras e materiais diversificados necessários como base de seu próprio trabalho. 

A comunicação com as Empresas Simuladas em países estrangeiros desenvolve as habilidades dos alunos em outras línguas e na sua profissão. Além do mais, os alunos são levados a uma compreensão mais profunda das ideias e culturas de outros países, contribuindo para melhorar o desempenho de suas funções.

Projeto Vitrine
O Projeto Vitrine é um trabalho que propicia a experiência da aplicação da aprendizagem do empreendedorismo como forma de levar o estudante a colocar em prática, de maneira real, o conhecimento adquirido nas salas de aula.

Os alunos são chamados a buscar uma oportunidade de negócio no mercado, testar sua aceitação através de pesquisa e elaborar um Plano de Negócio, desenvolvendo capacidades empreendedoras.

 

Associe-se agora mesmo

Clique aqui e faça agora mesmo o pré-cadastro da sua empresa e contribua para o desenvolvimento social e econômico de Itabira.

Últimas notícias


Card image cap
Violência contra a mulher é tema de bate-papo na Acita
Card image cap
O maior investidor anjo do país estará em Itabira
Card image cap
Primeiro Talk Show com Mulheres Empreendedoras lota auditório da Acita

Contato


Seg. a Sexta de 6h às 18h

E-mail

acita@acitaitabira.com.br

Telefone

(31) 3831-2025

Todos os direitos reservados. ACITA 2019. Desenvolvido por